terça-feira, 1 de setembro de 2015

Aparência


Nem toda pelanca é velhice. O senso crítico costuma ser antagonista das generalizações. Julgar alguém baseado somente na superfície pode ser muito injusto já que o ser humano é muito mais do que uma bela estampa. Como podemos entender melhor a míope social?
Já foi no oftalmologista? Ele testa várias lentes até que você consiga enxergar de forma adequada. Algumas lentes ficam tão embaçadas que não conseguimos ver absolutamente nada. Igual ao preconceito. Olhamos para o outro e observamos algo diferente de nós, talvez mais embaçado, sem foco, com menos nitidez. À medida que a lente da sabedoria vai chegando conseguimos vislumbrar que somos diferentes, mas não melhor do que o outro.
Mahatma Gandhi só usava uma tanga a fim de se identificar com as massas simples da Índia. Certa vez ele foi convidado pelo governador inglês para uma festa beneficente e chegou vestido como de hábito, como uma tanga. Os criados vendo-o não o deixaram entrar, pois era uma festa de gala. Ele tranquilamente voltou para casa e enviou um pacote ao governador, por um mensageiro. Dentro continha um terno. O governador ligou para a casa dele e lhe perguntou o significado do embrulho. O grande homem respondeu: “- Fui convidado para a sua festa, mas não me permitiram entrar por causa da minha roupa. Se for a roupa que vale, eu lhe enviei o meu terno.”.
Não estou dizendo para que todos andem de tangas ou com os trajes dos párias indianos, mas Gandhi tinha uma missão e precisava comportar-se desta maneira para que as pessoas mais ignorantes pudessem entender a sua mensagem.
No estado de Lu, durante o Período Primavera e Outono, Zi Yu, um homem de má aparência, pediu para ser um dos discípulos de Confúcio. Este a principio titubeou, achando que Zi Yu não fosse uma boa pessoa, mas por fim concordou com relutância. Mais tarde, Confúcio pôde ver que Zi Yu era amável, inteligente e ponderado, e muitos queriam ser instruídos por ele. Confúcio então concluiu: “Quase perdi Zi Yu ao julgá-lo apenas pela aparência.”.

No nosso dia-a-dia estamos enxergando o outro sem julgamentos? Não avalie o perfume pelo tamanho do frasco, mas pela sua essência. Talvez você tenha a oportunidade de conhecer pessoas muito interessantes, mas totalmente diferentes de você. Ajuste a sua lente e seja mais feliz.

Um comentário: