quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Autoconhecimento


  
Como poderíamos nos conhecer melhor por meio da meditação, se ela é o estado de ausência de pensamentos?
 Para que se chegue ao estado meditativo será obrigatória a consciência da totalidade do Ser. Na verdade, o que todos nós praticamos, é dharana (concentração). Todo o autoconhecimento e transformação ocorrem durante as técnicas de concentração. É este o nosso foco, por enquanto, pois a meditação ocorre somente após a longa trajetória de interiorização e autoconhecimento.  
Quando sentamos com o objetivo de meditarmos sempre utilizaremos alguma técnica de concentração. Basta fecharmos os olhos que somos invadidos por uma avalanche de pensamentos, que aos poucos vão serenando, abrindo-se ao conhecimento de quem somos nós.
No dia-a-dia a nossa atenção está sempre para fora. O que vamos comer? Qual será o trabalho de hoje? Quanta preocupação! Será que você está reservando alguns instantes para trazer a atenção para sua respiração? O automatismo nas nossas ações e a falta de consciência poderá gerar muito mais sofrimento. Aquele indivíduo que está sempre mal humorado, infeliz e raivoso, provavelmente ele não se vê desta forma. O outro sempre nos conhece mais do que nós mesmos, por isto a importância de reservar alguns minutos para se observar. As técnicas do yoga nos dão a oportunidade de sabermos quem realmente somos.  
Lentamente você se tornará senhor de si mesmo. Sem julgamento, o que despertaria culpa, tristeza e uma série de sentimentos que não são desejáveis. Agora se conhecendo muito mais do que antes e buscando a equanimidade.

Teremos um trabalho árduo pela frente, no entanto, a prática diária nas técnicas de concentração, mesmo que somente cinco minutos, já irá repercutir positivamente no seu dia-a-dia. Observe-se, aceite-se, transforme-se e seja mais feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário