quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Príncipe


Antoine Exupéry era piloto, mas também gostava de desenhar e acabou sendo escritor. Tornou-se o Pequeno Príncipe. Longe de ser um conto infantil é uma autobiografia cheia de sabedoria. Os adultos quiseram lhe passar a doença do senso comum onde o que é superficial se torna essencial, contudo Exupéry traça uma nova trajetória para os seus dias.
Assim como no livro todos nós temos o nosso próprio planeta. Uns são tão fechados em seu egoísmo que vivem solitários mesmo rodeados pela multidão. Pensamentos bons e ruins podem brotar, por isso, precisamos de carneiros para que possam comer as sementes dos baobás, que representam as ideias que são autodestrutivas. Ele meditava e se observava. Sabia apreciar a estonteante beleza do pôr do sol, do deserto e de todo o encanto da natureza, ao contrario dos adultos, que acabam invertendo a importância das coisas, o que reflete a pouca atenção que dão aos seus descendentes.
O Pequeno Príncipe visitou muitos corpos celestes e cada qual com seu único habitante. No primeiro, residia um monarca sem súditos que só sabia ordenar. No segundo, o vaidoso que supunha que qualquer gesto estava direcionado a seu enorme ego. No terceiro, o alcoolizado que tinha vergonha de beber e por isto se embriagava cada vez mais. No quarto, era o homem de negócios, que de tão ganancioso queria possuir as estrelas. No quinto, tinha um acendedor de lampião que trabalhava incessantemente devido a sua obsessão em cumprir as regras que ele mesmo se impingia. No sexto, um geógrafo teórico, pois nunca havia explorado o que continha em seus livros. No sétimo, ele percorreu a Terra, onde residiam muitos autoritários, arrogantes, bêbados, empresários, compulsivos e teóricos. Observou neles quais os caminhos que não deveriam ser seguidos e encontrou com uma raposa, a única que lhe revelaria a trajetória em busca da verdadeira felicidade. Ela lhe disse: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.”.
        Podemos pintar o que quisermos nesta tela chamada vida e fazermos dela uma grande obra de arte, trocando o lugar das coisas, colocando o coração nos olhos e tornando real o que é invisível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário