sábado, 19 de setembro de 2015

Medo



O medo nos protege de situações perigosas e pode nos ajudar a preservar a vida. O desequilíbrio está em senti-lo de forma constante. Talvez seja uma das emoções mais recrutadas numa vida de cidade grande. Esta semana, por exemplo, quantas vezes você sentiu medo ao sair na rua?  
O medo pode servir até como forma de dominação. Quanto mais medrosas as pessoas, mais elas se tornam frágeis e capazes de matar o outro para sobreviver. O contrário do medo é a coragem. Aquela vontade inabalável de transpor obstáculos intransponíveis. O fraco é fácil de controlar, mas o corajoso ele é firme nos seus propósitos e por mais que sejam franzinos, como Gandhi, são capazes de enfrentar qualquer coisa para defender seus ideais. O medo desperta o sentimento de fuga e quando não tememos nada, nem a morte se torna um obstáculo. As lideranças mundiais já perceberam o quanto o medo lhes pode ser útil. Incitar o medo social ajuda a justificar qualquer tipo de guerra ou violência em relação ao outro.
A ideia é atacar antes de ser atacado, por isto o medo anda de mãos dadas com a violência. Agredimos o outro porque temos medo de sermos agredidos ou porque não gostamos do que estamos vendo. A violência em relação às pessoas indefesas ocorre pelo medo das emoções que a imagem daquele indivíduo nos desperta. O medo seria das suas emoções e não daquele indivíduo. No entanto, por falta de autoconhecimento você pode achar que aquele desconforto desaparecerá com a agressão. Situações que causam irritabilidade podem despertar o medo que aquilo dure para sempre, podendo vir a gerar atos de crueldade.
A humanidade se autodestrói. Como matar a si mesmo? É o medo de se conhecer. Como posso ser assim? Pobre, maltrapilho, etc. Quando o medo for embora não haverá porque matar ninguém. Matamos por autodefesa. Estamos nos defendendo de nós mesmos. Achamo-nos perigosos. Quando matamos percebemos que ainda estamos vivos. Vira um pesadelo. Vamos matar todos que nos perseguem? Todas as partes do meu ser que eu desaprovo? Quando soubermos nos amar, amaremos a todos. Sentiremos a nossa unidade. Em cada sofrimento estará o nosso sofrimento.

Quanto medo você tem sentido ultimamente? Estamos agredindo o outro por medo? O que podemos fazer para que este medo diminua um bocado? Como adquirir mais coragem? Um instrumento muito eficaz é a meditação. Medite por um instante e me conte como está o seu medo. O link para ajudá-lo nesta tarefa: https://www.youtube.com/watch?v=IPrOlrYHsoQ

Um comentário:

  1. Muito a propósito o texto acima, à vista das ocorrências nas praias cariocas. É urgente a necessidade de se buscar saídas que diminuam o sofrimento coletivo. A busca espiritual é o caminho seguro para se combater o inimigo que todos trazemos dentro de nós.

    ResponderExcluir