terça-feira, 21 de julho de 2015

Horizonte


Qual é o seu objetivo na vida?
Eduardo Galeano e seu grande amigo Fernando Birri (um diretor argentino de cinema) estavam em uma universidade em Cartagena. Nessa ocasião abriram um espaço para que os alunos pudessem fazer perguntas. A pergunta mais difícil de todas foi direcionada ao seu amigo Fernando Birri. "Para que serve a utopia?" e ele respondeu: " A utopia está no horizonte. Eu sei muito bem que não alcançarei. Se eu caminho 10 passos, ela se afasta 10 passos. Quanto mais eu buscá-la, menos eu a encontrarei porque ela vai se afastando a medida que eu me aproximo. Pois a utopia serve para isso, pra caminhar." Na vida é necessário um horizonte. Não importa se este objetivo não será alcançado. Importa que ele exista e que me sustente no meu caminhar.
Quando você acorda qual a primeira coisa que você pensa? Quero continuar dormindo? Provável. A segunda coisa que você pensa? O que pode ter de tão bom que me faça largar essa cama tão aconchegante? O que faz com que você acorde todos os dias, levante e resolva viver? Como fazer isso sem um objetivo? Escolha um agora. O mais importante é que de alguma forma ele consiga te sustentar, fazer com que você queira continuar caminhando. Algo que te traga paz e motivação.
Existem duas coisas que você terá sempre na sua existência. Uma é a sua respiração e a outra é o seu objetivo. Escolha-o bem e se adapte quando ele naturalmente for mudando. Essa mudança de meta pode não ser de fácil digestão. A melhor maneira de lidar com a impermanência é a observação. Quando observamos a vida do outro tudo nos parece fácil de ser absorvido. Quando é a nossa vida nos envolvemos de tal maneira que não estamos só observando.
Como representar um papel e assisti-lo ao mesmo tempo? Podemos começar sentando com a coluna reta, olhos fechados, observando a própria respiração que sempre estará com você. A introspecção leva ao autoconhecimento e isso já o ajudará bastante nessa jornada chamada vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário