quarta-feira, 22 de julho de 2015

Aceitar



Estou lendo um livro autobiográfico (Respirar, Meditar, Inspirar de Priscilla Warner) onde a escritora desenvolveu síndrome do pânico e a teve durante toda a sua vida. Diversas crises de pânico que eram amenizadas por álcool ou drogas como Valium (Diazepam) e Rivotril. Procurou a meditação como forma de tratamento aos cinquenta e seis anos de idade. Como teria sido a vida dela se tivesse conhecido a meditação na juventude? A terapia cognitiva comportamental trata o excesso de ansiedade que desencadeia a crise do pânico utilizando uma palavra muito importante. ACEITAÇÃO.
Aceitar no dicionário: “Receber de boa vontade aquilo que é oferecido”. Quantas vezes não queremos correr, fugir de situações que nos sufocam, nos oprimem, nos reprimem? Muitas vezes. Aceitar é uma das coisas mais difíceis que temos na vida. Quem aceita a morte? A velhice? Os seus próprios erros? Quem aceita os seus pais? Os seus filhos?
Devemos aceitar somente as coisas que não temos o poder de mudar. Alguns acontecimentos da vida não dependem de nossa vontade. Todos nós iremos morrer e se tudo correr bem a velhice também chegará. Todos nós temos erros, inclusive os nossos pais e os nossos filhos. Devemos aceitar como as pessoas são. Cada um muda a si mesmo. O nosso dever é nos transformar.
A meditação é um exercício de observação. Você já esteve diante de uma linda paisagem? Volte até lá. Caso nunca tenha ido vou ajudá-lo (a). O importante é que seja uma paisagem que exista fora da sua imaginação. Sente-se em um banco de madeira em frente de uma linda paisagem. Um rio transparente com águas calmas que se encontram com um verde que se mistura com as árvores até chegar ao lindo céu azul. Agora observe. Você pode fazer com que o rio fique mais cheio? Você pode mudar a cor do céu? Você pode transformar o rio em um mar? Você aceita esta paisagem porque você não pode mudá-la.

 Agora tente olhar para você mesmo como se fosse uma paisagem aceitando tudo que você observa. Agora olhe para os seus pais e observe. Veja os defeitos deles e as qualidades e aceite. Devagar observe a sua respiração. Você aceita a respiração como ela está. Aos poucos você estará meditando. Aceitando melhor tudo que você não pode mudar. Aceitar é observar. Aceitar é deixar fluir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário